O perdão existe, fica no sul de Minas
Perdões é uma pequena cidade o sul de Minas Gerais situada entre vales e colinas. Conta a tradição que Romão Fagundes, fugitivo da justiça, ofereceu a D. Maria I, em troca do seu perdão, um cacho de bananas todo em ouro maciço, originando-se, desse fato, a denominação de Perdões.
E o que isso tem a ver com o tema ?
Quase nada, há não ser o fato que Perdões também é conhecida como a cidade da amizade. Olha a coincidência ! Perdões é também a cidade da amizade.
Como escreveu a prezada Nelita no texto abaixo "Pedir perdão requer muita responsabilidade e coragem. Se não for para reparar o dano, é melhor não fazer, pois é pior.”
Eu entendo que além do que foi dito, pedir perdão é ter consciência de que muitas vezes você não será perdoado (!?).
Uma pessoa me disse que pedir perdão é muito arriscado. Muito provavelmente podemos perder algo com isso. O fato de pedir o perdão, admitir o erro, é também ter consciência que podemos perder algo que nunca mais voltará, como a amizade.
Um fato que me causa estranheza é quando a pessoa que foi – digamos – prejudicada com determinado ato adota uma postura de superioridade após o pedido de perdão do “infrator”. Parece que o perdão fica guardado como um troféu. Ele pediu perdão, se humilhou, mas eu não perdôo.
Não vou admitir que muitas vezes eu não perdoei, imagina, isso só acontece com os outros, nunca comigo. Socialmente eu quero ficar bonito na foto. E quem não quer ? Se pedir perdão é um ato corajoso, perdoar é ainda mais. Ao perdoar, mesmo que a pessoa não se arrependa, você sempre estará disposto a continuar a caminhada de amizade. Uma outra pessoa, muito espiritualizada, me disse que todos devemos perdoar, mas continuar a amizade é opcional. Nesse perdão eu não acredito.
No perdão que eu acredito ainda não fui capaz de alcançar.
Eu não conheço Perdões mas tenho certeza que para chegar na cidade existe uma estrada de duas vias, uma que vai e outra que volta. Assim como o perdão e sua amiga amizade.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008 | publicado por Marcio Oliverio 2 comentários
Perdão e desculpa é a mesma coisa?
Desculpa = solicitação da revogação da “culpa”: “des” + “culpa”.
Culpa = culpa é a consciência de um ato doloso. Alguém sabe que é culpado quando comete uma ação consciente e voluntária que causou dano a outro.Ainda que a intenção não seja esta.
Existe uma diferença substancial entre pedir desculpa ou perdão. Pedir desculpa pode significar que se “sente muito” que é o mesmo que simpatizar-se com a dor do outro, mas não implica em admissão de dolo. Um exemplo: Digamos que “alguém” esteja no ônibus, este freia, “alguém” perde o equilíbrio e cai em cima de outra pessoa que também acaba caindo. Nesse caso, “alguém” diz “sinto muito”ou desculpa: obviamente, não tem culpa nenhuma. Não se trata de reparar um dolo.
Assim, pedir perdão implica em admitir dolo. Conseqüentemente, trata-se de, simultaneamente, tomar medidas para reparar o dano. Deve, além de retratar, gerar mudança comportamento e também tomar medidas de restituição do bem-estar da vítima. Sem isso, pedir perdão é só mais um ato manipulativo.
Pedir perdão requer muita responsabilidade e coragem. Se não for para reparar o dano, é melhor não fazer, pois é pior.
Concluindo: O pedido de desculpas é menor que o perdão.O perdão demonstra a grandeza das pessoas, a humildade, ele é sublime.
Desculpar é deixar de se importar com determinado assunto. Perdoar é deixar de sofrer por ele.
Me desculpem, mas agora irei deixá-los para que tirem suas próprias opiniões.
Fui!
publicado por Nellyapolly 0 comentários
Simone e Rogério
Simone arrumando a peruca e Rogério em sua melhor pose durante a gravação do podcast. O Rogério é o da esquerda.
publicado por Marcio Oliverio 1 comentários
Gravação do podcast sobre perdão
quinta-feira, 28 de agosto de 2008 | publicado por Marcio Oliverio 0 comentários
Hoje é aniverário da nossa amiga Nelita
Hoje, 27 de agosto, é o aniversário da Nelita. Parabéns amiga!
Mas como não podia deixar de ser, cada dia tem sua própria dose de humor: hoje os católicos comemoram o dia de Nossa Senhora dos Prazeres e é também o Dia do Psicólogo:
Nossa Senhora + Prazeres = psicólogo!
Feliz 27 de agosto!
quarta-feira, 27 de agosto de 2008 | publicado por momentocomrogerio 0 comentários
tags: aniversário, psicólogos, religião
I still haven´t found what I'm looking for...
2008, a maior Olimpíada de todos os tempo... pouco ouro para o Brasil... passou... e sempre fica aquela pergunta: "e se o Brasil ganhasse muitas medalhas, o que mudaria na vida do cidadão (e dos milhares de 'quase cidadãos') do Brasil?"
2008, ano de eleições municipais, e a pergunta fica: se votar (ou não), o que muda na vida do cidadão (e dos milhares de 'quase cidadãos') do Brasil?"
Será que estamos nos matando pelo ouro de tolo?
Pensa ai e me fala!
Rogério
publicado por momentocomrogerio 0 comentários
Primeiro post
Esse é o primeiro post deste blog. Como (quase) todo primeiro post de blog, esse primeiro post é um teste.
Um teste é apenas um teste. O teste também serve para ver se o blog funciona.
Se o blog funciona, logo virão outros posts e o post do teste ficará por último, esquecido.
Ficará esquecido pois é um teste, um teste e o primeiro post deste blog.
publicado por Marcio Oliverio 0 comentários