Perdão e desculpa é a mesma coisa?

Desculpa = solicitação da revogação da “culpa”: “des” + “culpa”.
Culpa = culpa é a consciência de um ato doloso. Alguém sabe que é culpado quando comete uma ação consciente e voluntária que causou dano a outro.Ainda que a intenção não seja esta.
Existe uma diferença substancial entre pedir desculpa ou perdão. Pedir desculpa pode significar que se “sente muito” que é o mesmo que simpatizar-se com a dor do outro, mas não implica em admissão de dolo. Um exemplo: Digamos que “alguém” esteja no ônibus, este freia, “alguém” perde o equilíbrio e cai em cima de outra pessoa que também acaba caindo. Nesse caso, “alguém” diz “sinto muito”ou desculpa: obviamente, não tem culpa nenhuma. Não se trata de reparar um dolo.
Assim, pedir perdão implica em admitir dolo. Conseqüentemente, trata-se de, simultaneamente, tomar medidas para reparar o dano. Deve, além de retratar, gerar mudança comportamento e também tomar medidas de restituição do bem-estar da vítima. Sem isso, pedir perdão é só mais um ato manipulativo.
Pedir perdão requer muita responsabilidade e coragem. Se não for para reparar o dano, é melhor não fazer, pois é pior.
Concluindo: O pedido de desculpas é menor que o perdão.O perdão demonstra a grandeza das pessoas, a humildade, ele é sublime.
Desculpar é deixar de se importar com determinado assunto. Perdoar é deixar de sofrer por ele.


Me desculpem, mas agora irei deixá-los para que tirem suas próprias opiniões.
Fui!

0 comentários: